domingo, 10 de junho de 2007

Olá pesso@l!

Fim de semana e feriadão quase acabando :)

Esta postagem tem por finalidade abordar alguns assuntos que surgiram na verificação das atividades da semana 1 e nas já inciadas verificações da semana 2.

1 - sobre a identificação das atividades:

Para facilitar a localização e o controle nosso e de vocês, identifiquem as atividades postadas (proa17/5, proa17/6, etc). De preferência ponham esta identificação junto com o título da atividade. (não em vez de)

2 - relatos e reflexões:

Em muitas atividades nesta disciplina será solicitado um relato/reflexão das atividades realizadas. É importante que estes relatos sejam um efetivo retorno ao que foi feito na semana, procurando relacionar as leituras e as atividades, verificando as dificuldades, os desafios vencidos, compartilhando os achados, as experiências. Assim, procurem aprofundar a reflexão sobre a caminhada da semana, compartilhem esta reflexão de modo que ela fundamente e oriente os percursos que estão por vir. Não generalize, especifique, seja coerente, argumente, justifique.

Tod@s nós vivemos sob as mesmas restrições de tempo e sofremos as mesmas dificuldades no desenvolver das atividades de nossas "lotadas" semanas. Isso é uma característica de nosso tempo, grandemente vinculada ao modo como nossa sociedade produz.

Então, justamente porque não temos muito tempo, poderíamos pular esta parte do "infelizmente o tempo é curto" porque o tempo será sempre curto e isso é para todos nós.

Vocês, que estão se especializando, têm que procurar driblar esta contingência do tempo e produzir relatos que mostrem o processo pelo qual estão passando, que argumentem em torno do que é "enriquecedor" e do que é "necessário aprender".

Isso é um exercício que pode ser difícil no início, mas que produzirá bons frutos em pouco tempo.

3 - sobre as atividades atrasadas:

Verificamos que existem muitos colegas bastante atrasados nas atividades da disciplina. Lembramos que o atraso demasiado poderá inviabilizar a conclusão da disciplina. Ela está prevista para seis semanas e vai encerrar no último dia da sexta semana, não sendo possível a execução posterior de atividades. Na quarta semana as atividades serão mais complexas e o ideal é que as atividades atrasadas sejam reccuperadas antes do início da quarta semana.

4 - Tabela de registro de atividades:

Vocês podem acompanhar os nossos registros sobre as atividades realizadas consultando esta tabela. Nós vamos lendo e avaliando as atividades ao longo da semana e em dias nos quais temos mais disponibilidade de tempo. Assim, a tabela pode aparecer defasada e, até, com alguma incorreção. Como deixamos ela sempre visível, vocês vão acompanhando a nossa construção. Embora isso possa gerar um certo stress, enquanto alguém espera por um A ou leva inadvertidamente um N, nossas visitas aos blogs são cíclicas, então, aquilo que não foi visto num dia, será visto no outro.

5 - Atividades corrigidas ou refeitas:

Solicitamos que editem as postagens apenas para corrigir algum erro pequeno. Para refazer, postem novamente e digam que estão refazendo. Não deletem as postagens originais, mesmo que estejam incompletas ou que contenham alguma incorreção. Deste modo, o blog guardará todo o processo de construção de vocês.
O Bloglines registra as datas reais de postagem e de atualização de postagem. Mesmo para postagens nas quais esta data foi alterada pelo autor. Assim, sabemos sem erro em que dia foi feita a atividade e em que dia foi editada e refeita. Porém, segue a nossa solicitação inicial de evitar a edição.

abraço!

7 comentários:

MARLENE HERTER DALMOLIN disse...

Olá,
Profesora Íris, acho que estou em dia com tudo.
Marlene

Suzana Gutierrez disse...

Oi Marlene

As atividades 1, 5 e 6 estão ok.
As atividades 2,3 e 4 estão feitas parcialmente, necessitam serem aperfeiçoadas.
A atividade 7 não foi feita.

abraço!

Suzana Gutierrez disse...

em tempo:

Marlene e colegas. Sigam a orientação desta postagem que estou comentando.

Após terminar uma atividade, consulte novamente o que foi solicitado e veja se está tudo realmente feito.

Consultem, depois das atividades postadas, os comentários do seu blog.

abraço

Unknown disse...

Olá,
Sobre a data e hora das postagens, tenho o costume de iniciar a escrita, salvar e em geral após um tempo volto para concluir. Existe algum problema, nesta prática?
Sobre as atualizações do Bloglines, ele mostra os novos comentários?
Pelo o que estou lendo nas atividades da 3ªSemana, existem apenas duas para registrar algo no Blog, certo?
Abraços.

Suzana Gutierrez disse...

Oi Cristiane

O bloglines vai pegar as duas datas: a que tu começastes o rascunho (será a de publicaççao) e a data real da postagem (será data de atualização). Porém, o ideal é evitar deixar rascunhos por dias sem publicar.

Publique a atividade como está. Depois, se quiser aperfeiçoar, mudar, tirar, acrescentar, faça outra postagem. Nesta postagem, ponha uma notinha no final ou no início dizendo que você está refazendo, alterando uma atividade já feita anteriormente.

Deste modo o blog guardará o teu processo de construção.

Sobre o Bloglines: ele se atualiza de hora em hora, trazendo o que foi postado.

Sobre a terceira semana: são 5 atividades. Nem todas são de escrever, mas todas elas tem um resultado visível.

Magda disse...

Olá professora Suzana, percebi que tenho um "P" na planilha de atividades referente a semana 2. É preciso refazê-la? e a postagem no blog como fica? faço uma nova? Abraços

Iris disse...

Olá, Magda

Faz uma nova postagem, coloca o número da atividade, para que possamos saber que ela é um complemento da atividade 17/2, e ali analisa os blogs ou sites que ainda não analisaste.
Bom trabalho!
Abra@os, Iris